Escolha abaixo, o assunto a ser tratado e em seguida escolha a pergunta:

PERGUNTAS FREQUENTES
COMPRA E CANCELAMENTO DE CERTIFICADOS
Qual a diferença entre o bird id e o e-cpf a3?
Existem diferenças quanto ao armazenamento do certificado e o uso.
O e-cpf a3 é armazenado em token ou smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.
O bird id é um certificado digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-cpf a3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.
Como comprar o certificado digital?
- Renovação online: confira a pergunta “em quais casos é possível fazer a renovação online?”
- Videoconferência: de acordo com resolução n°170, todo certificado digital emitido por videoconferência terá validade de 12 meses. Para compra, basta clicar aqui.
- Presencial e delivery: caso precise de um certificado com validade superior a 12 meses ou a mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente em nossa unidade de atendimento.
O cliente que precisa de um certificado com validade superior a 12 meses, também pode adquiri-lo solicitando um atendimento em sua residência ou empresa. Para isso deve ligar em nossa unidade e realizar o agendamento no endereço de preferência (não cobramos taxa de deslocamento para Vitória, Vila velha, Serra e Cariacica), para outras regiões verifique com a nossa equipe o valor cobrado.
Em quais casos é possível fazer a renovação online?
Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um certificado pf a3 ou bird id válido. Assim sendo, através desse processo é possível:
- Renovar o certificado pf a3.
- Emitir um novo certificado pf a1.
- Emitir ou renovar o bird id.
- Emitir um novo certificado pj a3.
- Emitir um novo certificado pj a1.
É possível emitir certificado com procuração?
É possível apenas para certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao certificado digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.
O certificado digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de nota fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.
Qual o certificado indicado para advogados?
O certificado indicado é o OAB PF A3.
Se for renovação e já possuir a mídia, o certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui.
Se for primeira compra, você pode adquirir o certificado e token com desconto. Clique aqui para comprar.
Desejo estornar a compra. Como proceder?
Será preciso que envie um e-mail para atendimento@yattacertificacao.com.br com o assunto “estorno compra”, ou peça pelo chat do nosso site clicando no balão azul a direita.
No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 1 dia útil daremos o retorno.
VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA
Qualquer pessoa pode fazer a validação por videoconferência?
Conforme a resolução nº 170 do ITI, em 24 de abril 2020, foi autorizado o uso da videoconferência também para a aquisição do primeiro certificado digital, para pessoa física e jurídica, porém, restrito a validade de 12 meses.
Esse certificado pode ser do tipo: a1 (instalado no computador), a3 (armazenado em smartcard ou token) ou o Bird id (armazenado em nuvem) que é o modelo ideal para médicos.
Caso seja preciso um certificado com validade superior a 12 meses, é necessário adquiri-lo presencialmente, entre em contato conosco para realizar o agendamento presencial em nossa unidade ou delivery em sua residência ou empresa (sem taxa de deslocamento para Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica).
Quais os documentos necessários para emissão do certificado por videoconferência?
A videoconferência apenas acontecerá, se receber o e-mail confirmando que todos os documentos enviados foram validados. Por isso é de suma importância que siga corretamente as orientações a seguir.
- Para certificado pessoa física
Para certificado pessoa física anexe por gentileza:
Documento de identificação pessoal, frente e verso, escolhendo um dos descritos abaixo:
- CNH, RG, passaporte, carteiras de classe profissionais (OAB, CRM, CRC, ECT); ou
- Registro de estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no brasil; ou
- Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no brasil.
- CPF, caso o outro documento apresentado não conste o número do cpf.
Atenção!
Garanta uma boa qualidade e enquadramento da foto para visibilidade dos dados. Fotos com partes faltando dos documentos não serão aceitas.
Ao anexar o documento de identificação original, certifique-se que o mesmo tenha conservado todas as suas características, incluindo as cores.
- Para certificado pessoa jurídica
Para certificado pessoa jurídica anexe por gentileza:
- Documento de identificação pessoal, frente e verso como:
- CNH, RG, passaporte, carteiras de classe profissionais (OAB, CRM, CRC, ECT); ou
- Registro de estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no brasil; ou
- Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no brasil.
- CPF, caso o outro documento apresentado não conste o número do cpf.
Atenção!
Garanta uma boa qualidade e enquadramento da foto para visibilidade dos dados. Fotos com partes faltando dos documentos não serão aceitas.
Ao anexar o documento de identificação original, certifique-se que o mesmo tenha conservado todas as suas características, incluindo as cores.
2. Documentos empresariais, como:
- Ato constitutivo da empresa devidamente registrado no órgão competente, como por exemplo: contrato social (ou última alteração contratual consolidada), requerimento de empresário, leis de criação, estatutos sociais e atas de eleição ou posse que indiquem o representante legal, quando for o caso ou;
- Certidão simplificada emitida pela junta comercial que seja possível comprovar os atuais representantes legais.
Não recebi o e-mail com link da vídeoconferência. Como fazer?
Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de spam.
Caso não localize, entre em contato conosco para que possamos te auxiliar!
Como agendar a videoconferência?
Depois de realizar a compra do seu certificado pelo nosso e-commerce e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.
É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.
Após o agendamento, o cliente receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de spam.
Você também pode realizar a compra do certificado e o agendamento direto conosco por meio dos seguintes contatos:
-
- E-mail atendimento@yattacertificacao.com.br
-
- Fixo (27) 2142-8969.
-
- WhatsApp (27) 99880-3993.
Como realizar a videoconferência?
No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cujo número foi cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.
Se o acesso a videoconferência acontecer:
- no computador: o navegador precisa ser chrome ou firefox
- no celular: iphone: navegador safari | android: navegador chrome (não funciona em navegadores samsung).
Acessei o link, mas o atendente não estava.
Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:
- Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
- Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
- Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
- Acesse por meio de outro navegador (chrome e firefox).
- Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.
O que fazer quando não compareci na videoconferência?
A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de não comparecimento, solicitando um novo agendamento. Pedimos sempre que seja avisado, se possível, com 24h de antecedência.
DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO
Como realizar a baixa e instalação do certificado?
Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:
- Fixo (27) 2142-8969.
- WhatsApp (27) 99618-6546.
O que fazer caso esqueça a senha de emissão e precise realizar um novo agendamento?
A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.
Ao cadastrar a senha é informado “essa é a senha que será usada para *emitir* o certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:
- Fixo (27) 2142-8969.
- WhatsApp (27) 99618-6546.
Como revogar o certificado em caso de perda?
Acesse a página de revogação clicando aqui, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do certificado digital e confirmar a revogação.
Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer em nossa unidade de atendimento com um documento de identificação original e solicitar a revogação do certificado ao atendente.
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:
- Fixo (27) 2142-8969.
- WhatsApp (27) 99618-6546.
USO DO CERTIFICADO DIGITAL
Tenho um computador mac e quero assinar no adobe. como fazer?
Siga os passos do vídeo de assinatura de pdf no Mac.
Outra opção é utilizar o assine online, uma solução de assinaturas da soluti. Acesse clicando aqui.
Se você for médico, a soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.
Tenho um computador windows e quero utilizar o bird id para assinar no adobe. Como fazer?
Siga os passos do vídeo de assinatura pdf pelo no windows.
Outra opção é utilizar o assine online, uma solução de assinaturas da SOLUTI. Acesse clicando aqui.
Se você for médico, a soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.
PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 OU A3
O certificado parou de funcionar?
Teste o certificado através do sistema clicando aqui e teste também em outro sistema, como gov.com.
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:
- Fixo (27) 2142-8969.
- WhatsApp (27) 99618-6546.
Esqueci ou bloqueei a senha do certificado.
Entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:
- Fixo (27) 2142-8969.
- WhatsApp (27) 99618-6546.
PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL BIRD ID
O bird id parou de funcionar ou não funciona na plataforma. Como proceder?
Caso o bird id não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.
Se o problema for pin inválido é necessário sincronizar novamente. Clique aqui para assistir o vídeo tutorial.
Esqueci a senha do portal do bird id. Como prosseguir?
Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova. Confira aqui o vídeo explicativo.
Tentei recuperar a senha do portal, mas não recebi o e-mail. Como prosseguir?
Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de spam, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: bird id.
Esqueci o pin de acesso ao aplicativo. O que fazer?
Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo pin.
Preciso sincronizar um novo aparelho. O que fazer?
Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.