PERGUNTAS FREQUENTES

Escolha abaixo, o assunto a ser tratado e em seguida escolha a pergunta:

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PERGUNTAS FREQUENTES

COMPRA E CANCELAMENTO DE CERTIFICADOS

Qual a diferença entre o bird id e o e-cpf a3?


Existem diferenças quanto ao armazenamento do certificado e o uso.

O e-cpf a3 é armazenado em token ou smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.

O bird id é um certificado digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-cpf a3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.




Como comprar o certificado digital?


  • Renovação online: confira a pergunta “em quais casos é possível fazer a renovação online?”
  • Videoconferência: de acordo com resolução n°170, todo certificado digital emitido por videoconferência terá validade de 12 meses. Para compra, basta clicar aqui.
  • Presencial e delivery: caso precise de um certificado com validade superior a 12 meses ou a mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente em nossa unidade de atendimento.

O cliente que precisa de um certificado com validade superior a 12 meses, também pode adquiri-lo solicitando um atendimento em sua residência ou empresa. Para isso deve ligar em nossa unidade e realizar o agendamento no endereço de preferência (não cobramos taxa de deslocamento para Vitória, Vila velha, Serra e Cariacica), para outras regiões verifique com a nossa equipe o valor cobrado.




Em quais casos é possível fazer a renovação online?


Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um certificado pf a3 ou bird id válido. Assim sendo, através desse processo é possível:​

  • Renovar o certificado pf a3.
  • Emitir um novo certificado pf a1.
  • Emitir ou renovar o bird id.
  • Emitir um novo certificado pj a3.
  • Emitir um novo certificado pj a1.




É possível emitir certificado com procuração?


É possível apenas para certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao certificado digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.

O certificado digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de nota fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.




Qual o certificado indicado para advogados?


O certificado indicado é o OAB PF A3.

Se for renovação e já possuir a mídia, o certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui.

Se for primeira compra, você pode adquirir o certificado e token com desconto. Clique aqui para comprar.




Desejo estornar a compra. Como proceder?


Será preciso que envie um e-mail para atendimento@yattacertificacao.com.br com o assunto “estorno compra”, ou peça pelo chat do nosso site clicando no balão azul a direita.

No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 1 dia útil daremos o retorno.





VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA

Qualquer pessoa pode fazer a validação por videoconferência?


Conforme a resolução nº 170 do ITI, em 24 de abril 2020, foi autorizado o uso da videoconferência também para a aquisição do primeiro certificado digital, para pessoa física e jurídica, porém, restrito a validade de 12 meses.

Esse certificado pode ser do tipo: a1 (instalado no computador), a3 (armazenado em smartcard ou token) ou o Bird id (armazenado em nuvem) que é o modelo ideal para médicos.

​Caso seja preciso um certificado com validade superior a 12 meses, é necessário adquiri-lo presencialmente, entre em contato conosco para realizar o agendamento presencial em nossa unidade ou delivery em sua residência ou empresa (sem taxa de deslocamento para Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica).




Quais os documentos necessários para emissão do certificado por videoconferência?


A videoconferência apenas acontecerá, se receber o e-mail confirmando que todos os documentos enviados foram validados. Por isso é de suma importância que siga corretamente as orientações a seguir.

- Para certificado pessoa física

Para certificado pessoa física anexe por gentileza:

Documento de identificação pessoal, frente e verso, escolhendo um dos descritos abaixo:

  • CNH, RG, passaporte, carteiras de classe profissionais (OAB, CRM, CRC, ECT); ou
  • Registro de estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no brasil; ou
  • Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no brasil.
  • CPF, caso o outro documento apresentado não conste o número do cpf.

Atenção!

Garanta uma boa qualidade e enquadramento da foto para visibilidade dos dados. Fotos com partes faltando dos documentos não serão aceitas.

Ao anexar o documento de identificação original, certifique-se que o mesmo tenha conservado todas as suas características, incluindo as cores.

- Para certificado pessoa jurídica

Para certificado pessoa jurídica anexe por gentileza:

  1. Documento de identificação pessoal, frente e verso como:
  • CNH, RG, passaporte, carteiras de classe profissionais (OAB, CRM, CRC, ECT); ou
  • Registro de estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no brasil; ou
  • Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no brasil.
  • CPF, caso o outro documento apresentado não conste o número do cpf.

Atenção!

Garanta uma boa qualidade e enquadramento da foto para visibilidade dos dados. Fotos com partes faltando dos documentos não serão aceitas.

Ao anexar o documento de identificação original, certifique-se que o mesmo tenha conservado todas as suas características, incluindo as cores.

2. Documentos empresariais, como:​

  • Ato constitutivo da empresa devidamente registrado no órgão competente, como por exemplo: contrato social (ou última alteração contratual consolidada), requerimento de empresário, leis de criação, estatutos sociais e atas de eleição ou posse que indiquem o representante legal, quando for o caso ou;
  • Certidão simplificada emitida pela junta comercial que seja possível comprovar os atuais representantes legais.




Não recebi o e-mail com link da vídeoconferência. Como fazer?


Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de spam.

Caso não localize, entre em contato conosco para que possamos te auxiliar!




Como agendar a videoconferência?


Depois de realizar a compra do seu certificado pelo nosso e-commerce e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.

É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.

Após o agendamento, o cliente receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de spam.

Você também pode realizar a compra do certificado e o agendamento direto conosco por meio dos seguintes contatos:




Como realizar a videoconferência?


No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cujo número foi cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.

Se o acesso a videoconferência acontecer:

  • no computador: o navegador precisa ser chrome ou firefox
  • no celular: iphone: navegador safari | android: navegador chrome (não funciona em navegadores samsung).




Acessei o link, mas o atendente não estava.


Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:

  • Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
  • Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
  • Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
  • Acesse por meio de outro navegador (chrome e firefox).
  • Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.




O que fazer quando não compareci na videoconferência?


A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de não comparecimento, solicitando um novo agendamento. Pedimos sempre que seja avisado, se possível, com 24h de antecedência.





DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO

Como realizar a baixa e instalação do certificado?


Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:

- Fixo (27) 2142-8969.

- WhatsApp (27) 99618-6546.




O que fazer caso esqueça a senha de emissão e precise realizar um novo agendamento?


A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.

Ao cadastrar a senha é informado “essa é a senha que será usada para *emitir* o certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:

- Fixo (27) 2142-8969.

- WhatsApp (27) 99618-6546.




Como revogar o certificado em caso de perda?


Acesse a página de revogação clicando aqui, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do certificado digital e confirmar a revogação.

Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer em nossa unidade de atendimento com um documento de identificação original e solicitar a revogação do certificado ao atendente.

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:

- Fixo (27) 2142-8969.

- WhatsApp (27) 99618-6546.





USO DO CERTIFICADO DIGITAL

Tenho um computador mac e quero assinar no adobe. como fazer?


Siga os passos do vídeo de assinatura de pdf no Mac.

Outra opção é utilizar o assine online, uma solução de assinaturas da soluti. Acesse clicando aqui.

Se você for médico, a soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.




Tenho um computador windows e quero utilizar o bird id para assinar no adobe. Como fazer?


Siga os passos do vídeo de assinatura pdf pelo no windows.

Outra opção é utilizar o assine online, uma solução de assinaturas da SOLUTI. Acesse clicando aqui.

Se você for médico, a soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.





PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 OU A3

O certificado parou de funcionar?


Teste o certificado através do sistema clicando aqui e teste também em outro sistema, como gov.com.

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:

- Fixo (27) 2142-8969.

- WhatsApp (27) 99618-6546.




Esqueci ou bloqueei a senha do certificado.


Entre em contato com o nosso suporte técnico pelo chat do nosso site (balão azul a direita), ou pelos seguintes contatos:

- Fixo (27) 2142-8969.

- WhatsApp (27) 99618-6546.





PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL BIRD ID

O bird id parou de funcionar ou não funciona na plataforma. Como proceder?


Caso o bird id não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.

Se o problema for pin inválido é necessário sincronizar novamente. Clique aqui para assistir o vídeo tutorial.




Esqueci a senha do portal do bird id. Como prosseguir?


Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova. Confira aqui o vídeo explicativo.




Tentei recuperar a senha do portal, mas não recebi o e-mail. Como prosseguir?


Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de spam, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: bird id.




Esqueci o pin de acesso ao aplicativo. O que fazer?


Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo pin.




Preciso sincronizar um novo aparelho. O que fazer?


Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.





Você também pode falar conosco, pelo chat do site. Basta clicar no balão azul a direita.

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